Unidades

O HCFMRP possui uma estrutura complexa, compreendendo duas unidades de grande porte.

 

Unidade Campus:

– Unidade que concentra a maior parte das atividades de rotina do núcleo, conseqüentemente engloba a maior parte dos servidores do núcleo. Caracteriza-se principalmente pelos agravos crônicos.

Conta com 713 leitos ativados para internações e ambulatórios, prestou atendimento médico a 573.880 pacientes em 2009.

 

Unidade de Emergência:

Localizada centralmente, conta com 165 leitos ativados e com um movimento de atendimento médico de 43.310 pacientes em 2009.

Por representar a porta natural de entrada da maioria dos casos de doenças notificáveis na região de Ribeirão Preto, a UE desenvolve um papel de destaque. Por essa razão, o Serviço sempre procurou se estruturar de maneira a cobrir integralmente todos os períodos na UE. Dessa maneira, as atividades na UE, durante os dias úteis, tem cobertura dos médicos contratados, fisicamente presentes, no período das 7:00h às 19:00h. O plantão da vigilância epidemiológica municipal cobre os períodos noturnos, finais de semana e feriados. São realizadas buscas ativas de casos de doenças de notificação compulsória nas salas de pronto-socorro e principais enfermarias da UE, tanto clínicas quanto pediátricas, duas vezes ao dia.

 

Juntas, essas duas Unidades representam a porta de entrada para aproximadamente 60% dos casos de doenças de notificação compulsória na região de Ribeirão Preto.